EUA : O Amigo Inconfiável

Este é o mais eloquente retrato da amistosa política externa norte americana.

Nesta semana, após vários anos de tramitação, de um processo movido pelo Brasil, junto à Organização Mundial do Comércio,em relação aos subsidios danosos, que os norte americanos praticam, em relação a produção e comercialização do algodão, a OMC proferiu seu julgamento e disponibilizou ao governo brasileiro uma contra-partida em nível de retratação.
Ou seja,entendeu o organismo internacional,que o Brasil foi vítima digna de reparação por danos sofridos, e que poderia retaliar comercialmente,sobre taxando algo como 500 milhões de dólares em produtos importados aos americanos.
Antes de determinar a prática de tal retaliação legítima,o governo brasileiro sinalizou ao governo de Washington, que seu interesse não é este, e que convidava os "amigos Ianques" para um diálogo que produzisse um acordo de interesses.
A resposta recebida, é e esta estampada em todos os jornais brasileiros de hoje:

Após retaliação, congresso dos EUA ameaça tirar benefícios do Brasil.

O Congresso americano está ameaçando retirar as vantagens tarifárias que alguns produtos brasileiros recebem ao entrar no mercado dos Estados Unidos por causa da retaliação aos subsídios do algodão.

"As ações do Brasil nesse caso são um indicador único e muito útil para avaliar se é hora de reconsiderar os benefícios que o país recebe nos programas de comércio preferencial dos EUA", afirmaram líderes democratas e republicanos da Comissão de Agricultura do Senado.

Os líderes se referem ao Sistema Geral de Preferências (SGP), programa que contempla a indústria brasileira, reduzindo as tarifas de importação para cerca de 10% das exportações do Brasil para os Estados Unidos. Entre os produtos beneficiados estão máquinas, autopeças, aço e químicos. Em 2008, o Brasil vendeu US$ 2,8 bilhões aos Estados Unidos por meio do SGP.

Em um comunicado conjunto, a presidente da Comissão da Agricultura, senadora democrata Blanche Lincoln, e o vice-presidente, o senador republicano Saxby Chambliss, fizeram duras críticas ao governo brasileiro. "Desafortunadamente, o Brasil seguiu adiante com a retaliação sem se engajar em negociações significativas para resolver essa disputa", disseram os senadores.

Ou seja:  - Quem tem um amigo destes, será que precisa de inimigos ? 

O Brasil deve agir com tranquilidade,cioso de sua soberania e ampliar a pauta comercial com  os demais membros da comunidade internacional, sem se deixar constranger.

E,sinalizando a Washington o seu entendimento,deve chamar seu embaixador junto aquele governo,para consultas.

Comentários

Postagens mais visitadas